
Coolerg processa mais de 2.500 litros por dia na produção de iogurte, queijo muçarela, queijo coalho e leite pasteurizado!
O cooperativismo na Bahia é de vital importância para agricultura familiar. Isso porque o modo de organização coletiva se mostrou um modelo socioeconômico sustentável, inclusivo e que traz uma nova perspectiva de relação com o trabalho.
Desde os governos do PT, o cooperativismo tem ganhado protagonismo devido aos investimentos aplicados pelo governo do Estado. Este tipo de política pública atende a necessidade da sociedade de encontrar novos modelos produtivos que aqueçam a economia, gerem emprego/renda e ao mesmo tempo garantam o equilíbrio ambiental e superem a exploração do trabalho humano.
Na foto do card estou sendo recebido pelas companheiras e companheiros da Cooperativa dos Produtores de Leite da Região de Gandu (Coolerg), no município de Gandu, que processa mais de 2.500 litros por dia na produção de iogurte, queijo muçarela, queijo coalho e leite pasteurizado. Pude ver de perto as razões pelas quais cooperativas iguais Coolerg tem se destacado no âmbito da agricultura familiar.
No que depender da SDR, vamos continuar apoiando e investindo nas cooperativas baianas. Se a maioria das empresas tivessem o espírito solidário, generoso e igualitário das cooperativas, certamente estaríamos muito mais próximos de um mundo mais justo e com pessoas felizes em seus ambientes de trabalho.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário