Coopag investe no sistema produtivo de suínos
O melhor da nossa agricultura familiar é estar em constante evolução. A Cooperativa de Produção Agropecuária de Giló e Região (Coopag), localizada no município de Várzea Nova se consolidou no mercado com a linha de produtos laticínios tradicionais, como queijo, manteiga, bebida láctea, além de iogurtes inovadores de umbu, licuri, café. Agora os cooperados querem repetir o sucesso no novo sistema produtivo, o de suínos.
Este sucesso da Coopag só é possível devido aos grandes investimentos realizados pelo Governo do Estado, que por meio do Bahia Produtiva Bahia Produtiva, investiu R$ 4 milhões na expansão e estruturação da agroindústria e da queijaria, prevista para ser entregue no segundo semestre deste ano de 2022, e em ações como assistência gerencial e técnica para os produtores e produtoras, além do avanço na comercialização.
O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, visitou os cooperados e está bastante confiante com o novo projeto: “O preço da ração que é dada aos porcos representa 30% a 40% do preço final. Isso significa que esse criatório passará a ter uma viabilidade econômica e um nível de competitividade grande para que a Bahia, ao invés de trazer carne e outros derivados da suinocultura de outros estados, tenha produção própria”.
Wilson também explicou como esta nova atividade vai aumentar a renda das famílias. “Pode gerar uma renda por família em torno de R$ 3 mil por mês, produzindo apenas 30 porcos em sistema de semiconfinamento, a partir da utilização do soro do leite que é desperdiçado no laticínio”.
Coopag produz cerca de 20 mil litros leite por dia, mas a expectativa é que com esse investimento realizado a produção aumente para 70 mil litros leite dia. Destes, 20 mil litros beneficiados diariamente, 15 mil litros são destinados à produção de queijo, resultando em 45 toneladas de queijo por mês. O presidente da cooperativa reconhece como os investimentos do governo foram decisivos na expansão da Coopag: “Se não fosse esse apoio, não teríamos tantos avanços e a Coopag não seria essa grande potência aqui na região. Hoje somos exemplos aqui na Bahia”.
Bahia, terra da agricultura familiar
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário