Cooperativa da agricultura familiar do sul da Bahia exporta guaraná para a França
A agricultura familiar da Bahia vem ampliando a exportação de produtos do segmento.
A Cooperativa dos Agricultores Familiares do Baixo Sul (Coopafbasul), localizada no município de Valença, por exemplo, está exportando guaraná, pimenta do reino e urucum para a França, no período da safra dos produtos, de fevereiro a abril. Somente este ano, de guaraná foram 14 toneladas, além de dois mil quilos de urucum e 200 quilos de pimenta do reino.
O titular da SDR, Josias Gomes, destaca que – com apoio do Governo do Estado – a agricultura familiar vem em constante crescimento. “São experiências exitosas, produtivas e de sucesso como essa que fazem dos investimentos na agricultura familiar da Bahia valer a pena”, argumenta o secretário.
A Coopafbasul é uma das organizações produtivas apoiadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e foi contemplada no edital Alianças Produtivas, do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a partir de acordo de empréstimo do Banco Mundial.
A cooperativa é formada por 1.200 agricultores familiares e vem agregando valor na produção de grãos, como cravo, guaraná, cacau, açaí e cupuaçu. Com o edital, está investindo mais de R$1,4 milhão na infraestrutura da unidade de beneficiamento de grãos da cooperativa, como equipamentos, instalações elétricas, hidráulicas, além da aquisição de veículos para facilitar o escoamento da produção.
Para o diretor executivo da Coopafbasul, Gileno dos Santos, o Bahia Produtiva vai proporcionar sustentabilidade para a cooperativa e seus cooperados.
“Temos mercado para comercialização garantida e realizamos todo o mecanismo do processo produtivo. Com os investimentos do Governo do Estado, poderemos ter o nosso espaço próprio – até então alugado – para beneficiamento e padronização dos grãos, e fortalecer o nosso mercado, atendendo à demanda que temos de compradores, o que antes não era possível por falta de infraestrutura”, diz Santos.
O presidente da Coopfabasul, Domingos dos Santos, acrescenta que a cooperativa trabalha também com borracha, cacau e piaçava. “Os produtos dos cooperados são beneficiados agregando valor aos nossos agricultores familiares. Com os investimentos na fábrica de beneficiamento, vamos padronizar a nossa qualidade”, destaca.
Deixe um comentário