Cuba se agiganta na solidariedade!
A saúde cubana e principalmente o povo cubano tem muito a ensinar ao mundo. A pequena “gigante” ilha mesmo com todo embargo econômico dos impérios capitalistas conseguiu implantar um sistema solidário centrado no ser humano, onde saúde e justiça social imperam sobre o capital destrutivo.
Em todas as calamidades humanas desde a Revolução, Cuba envia as suas equipes de saúde para cuidar dos povos do mundo e salvar vidas.
No combate ao coronavírus não foi diferente. Os cubanos foram decisivos na vitória contra pandemia que assolava a Itália. Agora, a brigada de saúde integrada por 36 médicos, 15 enfermeiras e um administrador retornam à sua terra natal com o dever cumprido. Recebem o caloroso aplauso da sua gente que tanto se orgulha dos feitos destes incríveis profissionais.
Cuba é um dos principais modelos de eficiência no combate ao covid-19. Até o dia 08-06, o número total de casos foi de 2.200, numa população de quase 12 milhões de pessoas. Há 11 dias, os cubanos não registram novas mortes no país! Simplesmente fantástico. Quer mais dado extraordinário? Nesta pandemia, Cuba enviou 1.870 profissionais de saúde a 26 países. Imaginem se eles tivessem os recursos dos países de “Primeiro mundo”.
Parabéns, Cuba!
Infelizmente, no Brasil temos um genocida no poder que impede a chegada de médicos e enfermeiros cubanos ao nosso país. Tenho certeza que vocês não se omitiriam a salvar nosso povo tão necessitado de uma brigada de saúde competente como a de Cuba.
Tudo isto vai passar. Cuba e Brasil voltarão a ser nações irmãs na política institucional, até porque os laços fraternos que ligam nossos povos são eternos.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário