CUFA busca parceria com a SDR para realizar ações sociais
Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Central Única das Favelas (CUFA) se reuniram, nesta quinta-feira (27), com o objetivo de buscar o apoio da secretaria para o trabalho social que vem sendo realizado pela instituição.
O secretário da SDR, Josias Gomes, falou da relevância do trabalho realizado pela CUFA, voltado à assistência aos mais necessitados, não só neste período de pandemia: “A reunião teve o objetivo de buscar o engajamento da secretaria nessa ação e também na articulação junto a outras instituições ligadas ao Governo do Estado”.
Durante a reunião, foram discutidas diversas formas de atuação em articulação, para engajamento de outras instâncias públicas e privadas, e para que, por meio de parcerias com associações e cooperativas, possam também gerar trabalho e renda para as famílias que vivem no rural e estão na área de atuação da CUFA. A Central realiza também projetos com pescadores e pescadoras, marisqueiros e outras famílias de comunidades ribeirinhas, de municípios do interior baiano.
Marcio Lima, presidente estadual da CUFA-BA e coordenador da CUFA Nordeste, afirmou que o encontro com a SDR foi fundamental, porque a Central atua não só em Salvador mas, também, em regiões como o Baixo Sul e o Sisal. “Estamos numa secretaria extremamente importante para as pessoas da zona rural e por isso nos reunimos na SDR, que conhece os territórios, para verificar de que forma podemos contribuir enquanto sociedade civil, junto ao poder público. É de fundamental importância essa parceria para a gente, efetivamente, fazer a ação durante a pandemia e já pensar para o pós-pandemia, de que forma podemos atuar de mãos dadas”.
Presente na reunião, Yulo Oiticica, superintendente de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag), explicou que o encontro foi realizado na perspectiva de se pactuar uma cooperação para enfrentar os problemas não só das favelas da capital. “Esse diálogo é fundamental para nós, que atuamos com a agricultura familiar em comunidades rurais, e a CUFA pode ser uma parceira, pois tem participação em ações de enfrentamento à violência contra a mulher e em políticas públicas para a juventude, verdadeiramente construindo cidadania. Mata a fome tão necessária de pão, mas de dignidade humana também”.
Sobre a CUFA – A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização brasileira, reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural, que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união de jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Tem o rapper MV Bill como um de seus fundadores. MV Bill já recebeu diversos prêmios devido à sua ativa participação no movimento hip hop. Por exemplo: a ONU (Organização das Nações Unidas) para a Educação, a Ciência e a Cultura o premiou como uma das dez pessoas mais militantes no mundo na última década. Além dele, a CUFA conta com Nega Gizza, uma forte referência feminina no mundo do rap, conhecida e respeitada por seu empenho e dedicação às causas sociais. Tem ainda o produtor Celso Athayde, como coordenador geral.
Deixe um comentário