Da Bahia para o mundo!
Ontem, em Itamaraju revi o companheiro Demóstenes, já estive inclusive no assentamento São Francisco, onde ele reside, no início de tudo, uma viagem daquelas, chuva que Deus deu, estrada que era só lama, mas cheguei lá e vi o entusiasmo da turma.
A história da família Nogueira Soares, que mostra como a agricultura familiar pode transformar vidas a partir do momento que é apoiada por políticas públicas estratégicas.
A trajetória de Demostenes Soares e Marinalva Nogueira começou a mudar quando eles e mais 39 famílias foram beneficiárias da Reforma Agrária, no ano de 1997, no município de Itamaraju. A partir deste momento, eles, juntamente com os demais assentados, construíram o assentamento Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itamaraju – Associação São Francisco.
No entanto, a grande mudança na vida da família Nogueira começou a partir de um projeto do Governo do Estado durante a gestão de Jaques Wagner, em 2008, o AMA, Ação Multiplicadora de Ater – programa de assistência técnica e extensão rural. O casal recebeu a capacitação técnica pelo programa estadual e foi beneficiado com um kit-fruticultura no valor R$ 4 mil, que contemplava: 1 hectare de frutas diversas, onde foi desenvolvido o sistema agroflorestal.
O trabalho no pedaço de terra deu resultado e começaram a brotar as frutas. Diante da abundância frutífera, Demostenes e Marinalva iniciaram a produção artesanal de polpa de frutas. Marinava sugeriu que o esposo começasse a vender as polpas na vizinhança e comércio local, não deu para quem quis e os pedidos se multiplicaram.
Para dinamizar a produção, os pequenos produtores adquiriram a primeira despolpadeira de frutas e mais freezer pra armazenar as polpas. Nascia assim a Associação São Francisco, que criou a marca NANA Polpa de Frutas, nome inspirado no apelido de Marinalva, que sonhava em unir a família através do trabalho e conseguiu, lá do céu ela continua a iluminar os passos da família.
O segundo grande passo da NANA Polpa de Frutas começou em 2009, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), durante o governo Lula, ficou estabelecido que 30% dos alimentos adquiridos pelo programa deveriam ser oriundos da agricultura familiar. Desta forma, além dos clientes da iniciativa privada, a associação também começou vender para o poder público, o que alavancou o negócio da família.
A partir deste momento, a associação familiar angariou mais recursos, começou a se desenvolver e fazer investimentos estratégicos para atender a demanda de mercado. Nascia assim a sonhada agroindústria da família, localizada numa planta de 760 metros quadrados, toda certificada pelo MAPA, com linha de produção de sistema fechado e contínuo, onde a fruta entra na máquina e a polpa já sai pronta e embalada, e ainda tem a capacidade de processar 10 toneladas de frutas por dia. Uma maravilha!
Atualmente, a produção da associação gira em torno de 3 toneladas de polpas diárias, possui um portfólio com 30 sabores registrados no MAPA, sendo 15 deles comercializados no mercado e mais 2 cremes de açaí e cupuaçu. A NANA Polpa de Frutas atende os municípios de Itamaraju, Prado, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Porto Seguro, distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso, dentre outros.
Da Bahia para o mundo! Desde janeiro de 2021 a associação iniciou uma negociação com uma startup francesa denominada Sabor Brasil, especializada em polpa de frutas brasileiras. As negociações com os franceses avançaram e até o final de dezembro a NANA Polpa de Frutas chegará na Europa. O primeiro pedido será de 18 toneladas. E vem muito mais por aí.
A Sabor Brasil que representa a NANA no mercado europeu participou do salão mundial de gastronomia europeu, onde as polpas de frutas da nossa agricultura familiar foram degustadas por representantes de diversos países e foi um sucesso. Dentre os países que já demonstram interesse em adquirir as polpas baianas estão a China, Espanha, Portugal, Alemanha e a França. Jonatas Nogueira, diretor geral da NANA, informou que a startup francesa está montando um programa de certificação em comércio justo, produtos orgânicos e agroflorestais para a NANA e os produtores fornecedores da associação.
E por falar em certificação, por meio da SDR, concedemos o selo de agricultura familiar à NANA e emitimos o certificado SIPAF, autorizando a comercialização dos produtos da Associação na União Europeia. Segundo Jonatas: “As certificações concedidas pela SDR foram de suma importância para podermos exportar os nossos produtos para França; já que a startup francesa prioriza no seu segmento de trabalho fornecedores de pequenos e médios empreendimentos.”
Atualmente, a NANA Polpa de Frutas gera 12 empregos diretos para a família Nogueira Soares e beneficia 18 pessoas da família. Além disso, tem parcerias com mais de 200 famílias que fornecem frutas, embalagens e prestação de serviços. Essa é uma incrível história construída pela agricultura familiar baiana que saiu do seio familiar para conquistar o mundo. Como o slogan da NANA polpa de Frutas diz: “A vida com mais sabor”.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário