Da escola pública ao 1º lugar em Medicina: a vitória de Maria Eduarda
Mais um capítulo real dos filhos de nordestinos da classe trabalhadora que estudaram em escola pública e vão cursar Medicina. Maria Eduarda conquistou o 1º lugar na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Assista ao vídeo e veja a felicidade em sua mais profunda plenitude.
A emoção tomou conta de seus pais e contagiou todos os presentes no bar da família, que aplaudiram e vibraram com essa vitória. Uma vitória que mudará o futuro da jovem estudante. A trilha sonora de Belchior não poderia ser melhor. A esperança pra quem vai à luta nunca morre.
O Nordeste tem brilhado no ENEM, nas notas da redação e no protagonismo de seus estudantes da rede pública. Eles passaram não apenas a ingressar nas universidades públicas, mas também a acessar cursos de alta concorrência, antes reservados a alunos de escolas de elite da rede privada.
A democratização do acesso à universidade pública para todas as classes é uma das maiores conquistas do Brasil e sobretudo do Nordeste. Tudo isso é possível graças a uma soma de fatores: investimento na educação básica, ampliação da oferta de cursos superiores, com novas universidades e todo o patrimônio humano que compõe o universo da educação.
Parabéns, Maria Eduarda, aos familiares e aos professores que se dedicam diariamente a transformar o país pela educação. Que este relato toque o coração de cada brasileiro, pois quando o povo vence na vida é muito mais do que uma vitória individual, trata-se de um avanço que verdadeiramente muda a nação.
Josias Gomes
Conselheiro do TCE-BA