
Denunciar e buscar ajuda a vítimas de violência contra mulheres (Ligue 180)
No mês da Mulher, em pleno ano de 2023, infelizmente, ainda nos deparamos com este tipo de barbaridade. De acordo com estudos do Ipea, da ONU e da Fiocruz Bahia, o Brasil atingiu a vergonhosa marca de 822 mil casos de violência sexual em todo o país.
Os casos de uma das mais dramáticas violências praticadas contra as mulheres atingiram números chocantes: a cada minuto, duas mulheres são estupradas no Brasil – a maioria em suas próprias casas. O mais revoltante é o grau de impunidade, apenas 8,5% dos casos chegam ao conhecimento da polícia e 4,2% do sistema de saúde.
Para que os casos de abusos não se tornem somente estatística, precisamos denunciar os abusadores e criminosos. Essa luta requer envolvimento de toda a sociedade, poderes, apoio da mídia e campanhas de conscientização. Abaixo seguem os canais de denúncia, o sigilo é garantido:
. Polícia Militar – 190: quando a criança está correndo risco imediato.
. Samu – 192: para pedidos de socorro urgentes.
. Delegacias especializadas no atendimento de crianças ou de mulheres.
. Qualquer delegacia de polícia.
. Disque 100: recebe denúncias de violações de direitos humanos.
. Para receber atendimento ou fazer denúncias pelo WhatsApp, basta enviar mensagem para o número 61 99656-5008. Também é possível ser atendido pelo Telegram, basta digitar “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo. Após uma mensagem automática inicial, o atendimento será realizado pela equipe do Disque 100 ou do Ligue 180.
Precisamos nos unir para combater essa violência e garantir a segurança e o bem-estar das mulheres em nossa sociedade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário