Desejamos que esta data se multiplique repleta de saúde!
A palavra companheiro vem do latim cum panis, que significa “compartilhar o pão”. 14 de outubro é dia de saudarmos Josias Gomes por mais um ano de vida plena e sabiamente compartilhada nas trincheiras das lutas populares, na relação fraterna com familiares, amigos, militantes e o povo.
Neste dia em que a voz da classe trabalhadora ecoa mais forte para homenagear Josias, cabe dizer: se toda água do Rio São Francisco virasse tinta e o céu do Brasil se transformasse em papel, ainda assim faltaria matéria prima para escrever a importância deste companheiro em nossas vidas, nos destinos da Bahia e deste país que ele defende como uma mãe cuida da cria.
A luta de Josias vem de berço, do menino de Amaraji que aprendeu a sociologia da vida desde a lida do pai nos engenhos de Pernambuco. A sua sede por justiça social tem DNA materno que bebe da fonte dos familiares nos sindicatos rurais. A sua juventude foi forjada no movimento estudantil contra a terrível ditadura militar, nunca abaixou a cabeça para nenhum reacionário de plantão.
Josias é estrela vermelha que atravessa a terra e ilumina a luta. A sua passagem é larga, profunda e inspira gerações. Uma de suas maiores virtudes é o exemplo revestido de coragem, aliado à capacidade de sonhar dos grandes revolucionários.
Foi assim que ajudou a vencer os anos de chumbo, a fundar o PT, a marchar nas Diretas Já. Tanta dedicação ao país o levou a presidir o PT-BA, a ser consagrado quatro vezes deputado federal e secretário de Estado. Ajudou o Partido dos Trabalhadores a eleger Lula/Dilma, Wagner/Rui.
Companheiro, desejamos que esta data se multiplique repleta de saúde! Que a sua existência continue tão fértil e transformadora quanto a nossa agricultura familiar. Afinal, este companheirismo lutador move as causas elementares do povo brasileiro. Obrigado por tudo.
Equipe Josias Gomes.
Deixe um comentário