Dia 3 de novembro comemoramos a instituição do voto feminino!
A luta da democracia feminina é longa e atravessa um mar de dificuldades. O direito ao voto foi conquistado em 1932, no entanto, mesmo as mulheres sendo a maioria na sociedade, a representatividade feminina na política institucional é pequena.
Infelizmente, a maioria dos partidos políticos é formada por homens brancos abastados e pouco democráticos. Para se ter ideia do nível de exclusão feminina, atualmente há no Brasil 5.568 municípios, sendo 649 governados por prefeitas e 4.919 por prefeitos. Quando se trata de mulher negra, apenas 3% ocupam o cargo de prefeita.
O PT tem orgulho de ser o partido mais democrático do Brasil e que respeita a paridade entre os gêneros. Elegemos a primeira presidenta do Brasil e temos mulheres em todas as esferas de poder. Democracia se faz na prática!
Nessa eleição municipal temos candidatas à prefeita em capitais importantíssimas: Major Denice em Salvador, Marília Arraes no Recife, Luizianne em Fortaleza, Benedita no Rio, dentre outras.
As mulheres de esquerda precisam do seu voto. Vamos eleger o máximo de prefeitas e vereadoras para acabar com esse abismo de representatividade. A democracia e o Brasil agradecem.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário