Dia da Democracia!
Seria ilusão dizer que o Brasil pós-golpe vive em plena democracia. Ela foi arrancada de fórceps do útero popular. Quando nossos governos proporcionaram o direito à comida, à universidade, à soberania nacional, às políticas públicas que eram filhas de teorias que jamais tinham sido colocadas em prática, os senhores da guerra e do poder financeiro abortaram a democracia.
Nós aprendemos da maneira mais dolorosa que para a democracia ser vitalícia, é preciso democratizar todas as formas de poder. O Brasil necessita urgentemente socializar os seus meios de comunicação. Não é possível que meia dúzia de famílias decidam qual será a opinião da maioria dos brasileiros.
É tempo de democratizar as terras desse país e que os verdadeiros produtores que alimentam 80% da nação tenham onde plantar e o que comer. A democracia real só é possível em um país liberto das forças imperialistas para que a sua riqueza econômica trabalhe a favor dos que mais precisam do Estado.
A democracia terá o seu devido valor quando as pessoas entenderem que não haverá mudanças significativas sem a participação popular nas grandes decisões políticas. Não podemos terceirizar a vontade da maioria a um punhado de serviçais que atendem a interesses sorrateiros.
O PT é originário da luta por democracia e da inclusão do povo no embate político. São 40 anos de militância por um país que seja de todos. Nós provamos na prática que um país democrático é possível. Mas o nosso principal desafio é consolidar a democracia brasileira.
Vamos à luta, essa conquista é inadiável. Foi em nome da democracia que muitos brasileiros e brasileiras sacrificaram suas vidas. Inclusive, o Dia da Democracia é comemorado em 25 de outubro no Brasil devido a um episódio trágico: a morte do jornalista Vladimir Herzog, ocorrida na data, em 1975. Democracia importa, sempre!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário