Dia de luta dos trabalhadores do campo!
Eis que chegamos a mais um dia 17 de abril. Abril invariavelmente é Vermelho. Vermelho que é a cor da luta e do sangue, o mesmo sangue que o nosso povo tem derramado pelo direito sagrado à terra.
Hoje é dia lembrar dos companheiros e famílias que foram vitimadas em Eldorado dos Carajás. É em nome deles e de todos que tombaram pela violência assassina dos latifundiários e facções reacionárias do Estado burguês que nossa memória segue viva e exige justiça.
Temos enfrentado duras batalhas na defesa dos nossos ideais. Desde que o desgoverno assumiu o poder o número da violência no campo e dos ataques aos movimentos sociais não têm dado trégua. Mas nós não pretendemos recuar.
Mesmo em cenário tão hostil os trabalhadores do campo, MST, cooperativas tem conseguido conquistas valorosas. Na Bahia, temos o apoio do Governo do Estado, que por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), tem sido o braço forte da agricultura familiar e deste coletivo camponês.
O mundo tem dado prova que um novo modelo de sociedade precisa nascer. E grande parte dessa mudança se dá com a reforma agrária e a inadiável defesa do planeta sustentável.
Temos as bases da transformação. Vejam neste momento de pandemia que atravessamos: é a disciplina e humanismo que vem do campo que alimenta a população. É de atitudes de solidariedade como as do MST, que mostramos na prática como devemos agir; foram doadas 12 toneladas de arroz orgânico para matar a fome de quem tanto precisa.
Seguimos no caminho certo. A terra é tão universal quanto o direito à vida, lutemos!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário