Dia do (a) Historiador (a)
No Dia do (a) Historiador (a) é sempre bom relembramos um momento histórico. Como a posse da presidenta Dilma, primeira mulher eleita para o cargo mais importante do país. Os/as professores (as) e pesquisadores (a) dão enorme contribuição para entendermos o passado e compreendermos o tempo presente. A escolha do dia 19 de agosto é uma homenagem ao pernambucano Joaquim Nabuco (1849- 1910), um dos historiadores mais importantes do país.
Joaquim Nabuco também foi um árduo abolicionista e por todo seu conhecimento e visão de futuro, identificou que durante muito tempo as marcas da escravidão permaneceriam em nossa sociedade: “A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil”. Ele estava certo, a elite que por mais de três séculos escravizou seres humanos, ainda não se libertou da mentalidade escravista tão danosa em nosso país.
Os historiadores têm sofrido enorme perseguição durante o desgoverno Bolsonaro. Cientes de que a História é uma das principais disciplinas para quebra da alienação na sociedade, os bolsonaristas perseguem e atacam os historiadores. Bolsonaro cortou 90% do orçamento para Ciência, Pesquisa e Inovação, ou seja, inviabilizou a produção de conhecimento, sobretudo nas humanidades que necessitam de apoio direto do poder público.
Parabenizo aos historiadores (as) e sabemos que a imensa maioria de vocês estão do lado certo da História, estão do lado do povo. Vamos derrotar este desgoverno das trevas e recuperar o nosso protagonismo na educação e pesquisa. Certamente, escreveremos um grande capítulo da história nacional.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário