Dia do Patrimônio Histórico!
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi criado no governo Vargas em 1937. A data é uma homenagem ao nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (1898-1969).
O Iphan administra vasto acervo que é um verdadeiro tesouro formado por mais de 45 mil bens imóveis tombados, inseridos em 86 conjuntos urbanos tombados. O instituto tem ainda tombados, um sítio paleontológico, 77 conjuntos arquitetônicos, 33 conjuntos rurais, 449 edificações, 393 edificações e seus acervos, 13 jardins e parques históricos, um quilombo, 30 ruínas, 5 sítios arqueológicos, 9 terreiros, 24 patrimônios naturais, 29 acervos, 63 bens móveis e integrados e 45 equipamentos urbanos.
Poucos países têm tanta cultura e história com essa diversidade e potência. Os brasileiros precisam conhecer, valorizar, e manter a preservação de um patrimônio que traduz o quanto somos gigantes.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário