Dia do Petróleo Brasileiro!
03 de outubro é o Dia do Petróleo Brasileiro. A data é uma homenagem ao dia em que o então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1953, sancionava a Lei nº 2004, que criava a Petróleo do Brasil S.A (Petrobras), empresa que cuidaria da gestão do recurso no país.
Se o Brasil chegou a ficar entre as principais potências econômicas mundiais, muito se deve a termos uma estatal do porte da Petrobras e petróleo próprio. O petróleo é considerado o “ouro negro” porque é por meio dos seus derivados que são criados os combustíveis que movem veículos na terra, no ar e na água. O petróleo também é utilizado na parafina, no asfalto, nas tintas de parede, nos lubrificantes, no nylon, no plástico e até no chiclete.
A Petrobras nos governos petistas virou uma das principais potências petrolíferas do planeta. A estatal foi responsável direta pelo desenvolvimento socioeconômico que o país viveu. Chegamos a ser a sexta economia do mundo. Ciência e tecnologia movia a Petrobras, descobrimos o Pré-sal. Tanta riqueza gerada por uma estatal, inúmeros benefícios redistribuídos a sociedade e com a descoberta do Pré-sal, garantimos o passaporte para o futuro melhor.
A direita golpista, orquestrada por forças imperialistas, como verdadeiros piratas sequestraram o país. Sofremos o golpe, estamos vendo a Petrobras, e as nossas riquezas petrolíferas, sendo fatiada e entregue a preço de laranja podre ao capital estrangeiro. É preciso derrotar as forças do atraso. Desfazer todos os acordões lesa-pátria que saquearam a Petrobras.
Nenhum país é soberano sem defender as suas estatais e riquezas dos nossos solos e subsolos. Portanto, a Petrobras é e sempre será nossa! Deve ser prioridade de governo assim que expulsarmos o genocida do poder!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário