Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência!
Nós somos eternos militantes da ciência. Nenhuma sociedade alcançou o seu pleno desenvolvimento sem apoiar firmemente essa área do conhecimento. Mas no próprio universo científico existe uma outra luta a ser travada, que é a da promoção e maior reconhecimento feminino na ciência.
No caso do Brasil, mesmo tendo praticamente o mesmo número de cientistas mulheres do que de homens, os centros de poder ainda estão muito concentrados no público masculino. Podemos ver isso desde os cargos de chefia e até mesmo na presença dos homens que dominam os principais noticiários sobre ciência na TV brasileira, que são em grande maioria homens brancos de meia idade. Para saber mais leia este estudo sobre o tem: http://coc.fiocruz.br/index.php/pt/todas-as-noticias/1745-mulheres-sao-metade-dos-cientistas-no-brasil-mas-tv-ainda-retrata-a-profissao-como-masculina-mostra-estudo-2.html#.YBlvBuhKjIU
O reconhecimento da mulher na ciência é uma pauta universal e por isso foi criado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, no ano de 2015, através da Assembleia das Nações Unidas, que passou a integrar o calendário de eventos da fundação em 2019. Por meio da liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.
Nesse dia tão importante para as cientistas do mundo, reforçamos a luta em torno desse ideal de ampliar o reconhecimento e viabilidade das mulheres e meninas na ciência.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário