Dia Internacional do Orgulho Gay
É sempre importante resgatarmos o histórico de lutas populares contra as forças opressoras. O Dia Internacional do Orgulho Gay nasceu na cidade de Nova Iorque. De acordo com a Anistia.org, “em 1969, pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência”.
As consequências: “O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização da 1ª Parada do Orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as paradas LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano”.
Nada é tão forte quanto a nossa capacidade de lutar, resistir, denunciar e dizer não à opressão. Sabemos que essa luta é longa. Os LGBTIs, apesar de suas inúmeras vitórias, ainda são assassinados, perseguidos e julgados. Eles e elas são protagonistas de bandeira histórica, no entanto, é dever de todo ser humano lutar pelo direito à vida, o amor e a liberdade.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário