Dia Mundial da População!
Em 11 de julho é celebrado o Dia Mundial da População. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de pensarmos em ações que mudem a realidade de bilhões de pessoas que estão marginalizadas na sociedade. São aquelas que não possuem acesso à moradia digna, saneamento básico, alimentação, saúde e educação, dentre outros.
É com muita indignação que, mesmo 31 anos depois da data ter sido criada, temos a maioria dos países com baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). As nações ditas desenvolvidas pouco ou nada fazem para ajudar as populações pobres. Na verdade, o ciclo de exploração das grandes potências impede que nações como o Brasil se emancipem da eterna servidão.
Em quatro mandatos do PT, conseguimos tirar o Brasil do mapa da fome e iniciamos um projeto de desenvolvimento nacional aliado a políticas públicas que tiraram milhões de brasileiros da extrema pobreza. Economicamente, ficamos próximos de superarmos a França, quinta economia do globo. Mas o verdadeiro pacto entre as nações poderosas é impedir que países emergentes se desenvolvam e consigam tratar dignamente as suas populações. Nesse roteiro entram os golpes de Estados, embargos econômicos e uma série de punições contra qualquer país que resolva se insurgir contra esse modo de dominação.
Portanto, os invisíveis sociais que compõem a mais numerosa classe de pessoas, dificilmente ascenderão socioeconomicamente, enquanto seus países de origem forem sabotados pelos imperialistas. A ONU necessita criar mecanismos que permitam o desenvolvimento socioeconômico dos países pobres. Principalmente nessa pandemia, a cooperação entre as nações e o financiamento de políticas públicas é urgente. Chegou o momento de uma minoria privilegiada pagar a sua dívida histórica com a maioria da população do mundo. Recursos existem de sobra!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário