Dia Mundial do Meio Ambiente
Durante muito tempo, a pauta do Meio Ambiente, salvo exceções de ambientalistas, comunidade científica e minoria da classe política, era tratada com palavras bonitas, mas pouca ação. As consequências deste descaso ambiental levaram a sérios danos climáticos que interferem diretamente na vida, sociedades e biomas existentes. Hoje, defender a pauta de um mundo sustentável se faz impositiva.
O Brasil virou pária na questão ambiental durante o desgoverno. Os crimes cometidos contra o Meio Ambiente nos últimos 4 anos chocaram o mundo, e o país chegou muito perto de sofrer sanções internacionais frente ao ecocídio praticado por Bolsonaro e sua corja. O governo Lula reestruturou o Ministério do Meio Ambiente e retomou o fortalecimento dos órgãos de preservação ambiental.
Em missões internacionais, Lula sempre defende a bandeira da sustentabilidade e propõe uma nova ordem mundial baseada em uma economia verde. O presidente tem plena consciência de que a pauta do Meio Ambiente é uma luta global e que precisa ser abraçada por todas as nações, sobretudo as mais desenvolvidas que têm capacidade política e econômica de ajudar na construção deste novo modelo de sociedade pensada em preservar o planeta, a verdadeira morada de cada ser vivo.
Noruega, França, EUA e Alemanha já investiram ou pretendem investir €1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) para o biênio de 2023-2024 no Fundo Amazônico, prova inequívoca da retomada de confiança da política ambiental gestada pelo governo Lula. Temos muita luta pela frente e o Brasil deve ser o país modelo que inspire outros países a defender um mundo cada vez mais sustentável.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário