
Diplomacia de Lula supera impasse e abre caminho para fim de tarifas dos EUA
Os presidentes Lula e Donald Trump deram o segundo grande passo para reatar as boas relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e EUA. Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos e relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Segundo nota do Planalto, “os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”.
Durante a ligação, Lula destacou a relação amigável entre Brasil e EUA, que completa 201 anos e aproveitou para tratar da retirada das tarifas sobre produtos brasileiros. “No telefonema, recordei que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Solicitei ao presidente Trump a retirada da sobretaxa de 40% imposta a produtos nacionais e das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras”, disse Lula.
O resultado do encontro não poderia ter sido mais exitoso. Trump ordenou que o secretário de Estado, Marco Rubio iniciasse as tratativas com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ou seja, mais uma medida bem-sucedida do governo Lula, que avança para a retomada comercial com um dos principais parceiros do Brasil.
Desde o início desse impasse comercial de viés político, inflamado por Bolsonaro e seu filho, Lula tomou duas providências que culminaram no resultado positivo de 6 de outubro: a defesa inegociável da soberania nacional e o diálogo diplomático permanente com as autoridades dos EUA. Trump, por outro lado, teria percebido o prejuízo de embaraçar seu próprio país e sua imagem para defender os golpistas do clã Bolsonaro. A razão falou mais alto!
Há poucos dias, o governo Lula e o Brasil comemoraram a aprovação da isenção do imposto de renda para os trabalhadores e da taxação dos super-ricos. Agora, iniciamos a semana com mais uma notícia importantíssima no âmbito das relações comerciais, que impactará positivamente diversos setores da economia. Faz o L!
Josias Gomes
Deputado Federal (PT/Bahia)
Vice-líder do PT na Câmara
Deixe um comentário