Economia Solidária prospera na Bahia!
A Economia Solidária é um dos pilares da agricultura familiar e segue princípios como a autogestão, solidariedade, cooperação e sustentabilidade. Tudo isso atrelado a uma forma de comércio justo e que transmitem valores sob uma nossa perspectiva de mercado que permita geração de emprego e renda e inclusão social de maneira mais humanizada.
Portanto, é fundamental que as comunidades envolvidas neste universo da Economia Solidária estejam embasadas com conhecimentos teóricos e práticos pra que possam expandir suas capacidades. Pensando nisso, a Bahiater realizou a Oficina de Economia Feminista Solidária, com mulheres do Recôncavo, mais especificamente das comunidades do Carpina, em Governador Mangabeira; da Copioba, em São Felipe; e a comunidade da Canabrava, em Sapeaçu.
Esta ação faz parte do cronograma de execução da assessoria de assistência técnica e extensão rural (Ater) prestada pelo Governo do Estado, onde atendemos a um total de 540 mulheres de comunidades rurais do Recôncavo Baiano. Outro ponto importante desta ação é o Ater Mulher, onde temos técnicas que realizam um acompanhamento diferenciado, contextualizado e participativo, voltado para as mulheres rurais.
A companheira Girlene Barbosa da comunidade Copioba, município de São Felipe, conta como foi a experiência na oficina, onde inclusive utilizaram ferramentas de marketing como o FOFA: “Nós falamos das fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças. Eu faço cocadas de aipim e gostaria de ter um rótulo e comercializar. Esse projeto (Ater Mulher) é importante para nós, pois todos nós precisamos de uma oportunidade e é o que nós estamos procurando”.
É desta maneira que construímos uma agricultura familiar forte e geramos as condições pra que a Economia Solidária prospere na Bahia.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário