Educação é prioridade na Bahia!
O PT nasceu essencialmente dos Movimentos Sociais Sindicalistas.
Por isso, o Partido dos Trabalhadores tem na sua gênese o diálogo permanente e a constante consciência de classe.
Sabemos que uma negociação grevista requer bom senso e muita diplomacia.
Para se chegar a uma negociação justa no contexto de greve, onde ambas as partes fiquem satisfeitas, é preciso ouvir, propor, ser consciente, flexível e, juntas, encontrar a melhor saída para que as categorias tenham valorização real, mas sem comprometer a saúde fiscal do Estado.
No caso da greve das universidades estaduais, o governo do Estado assumiu importantes compromissos e, dentre os principais pontos, está compor uma mesa de permanente interlocução, visando ao diálogo para discutir a política estadual das universidades estaduais, com foco em ensino, pesquisa, extensão e ação comunitária, bem como no debate dos temas.
Este comprometimento em dialogar de forma permanente é o que possibilita o real desenvolvimento das universidades.
Ninguém melhor do que a comunidade acadêmica para agregar no debate da educação de nível superior e, junto ao Estado, formar uma grande frente a favor da educação universitária na Bahia.
Um ponto que merece devida atenção: este compromisso do Governo da Bahia com a educação superior joga por terra a especulação de certos veículos de imprensa “marrom” ou até mesmo com viés político-partidário de que Rui Costa é contra as universidades estaduais, chegando ao absurdo de compará-lo ao Bozo.
Rui Costa tem um verdadeiro amor pelo povo baiano.
Jamais faria algo que comprometesse o futuro deste Estado.
É um homem, assim como eu, de origem humilde.
Tornou-se um vencedor graças ao “milagre” da educação pública de qualidade que recebeu.
Rui Costa é filho da universidade pública e sabe o quanto uma universidade muda a vida de uma pessoa de família de baixa renda.
Enquanto líder de Estado, ele e a sua equipe têm total ciência da importância de manter universidades públicas fortalecidas.
A educação de nível superior é, e sempre será, uma das principais políticas de transformação socioeconômica que existem.
Rui não tem o menor objetivo de podar as asas das universidades estaduais, muito pelo contrário.
Rui é pai de quatro filhos e tenham certeza de que ele nunca imaginaria um mundo onde os seus filhos e futuros netos não tivessem acesso à universidade pública de qualidade.
Por último, professores, alunos e toda comunidade acadêmica, saibam que no Governo da Bahia vocês são os nossos aliados, sempre.
A Educação é um dos pilares de todas as gestões petistas.
Acredito que, depois desta última reunião com Cibele Carvalho e os respectivos representantes das categorias, em breve, cheguemos a um consenso e as aulas possam ser retomadas.
O futuro nos espera.
Saudações, companheiros e companheiras!
Viva a Educação!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário