Educação que muda o mundo!
Quando penso nas EFAs é só saudade das boas. Explico porque: nasci no engenho Estivas, em Amaraji no estado de Pernambuco e filho de trabalhador rural. O caminho da escola já estava traçado. Fui fazer o Ginásio Agrícola na cidade de Escada, terminei em 1973, depois o Colégio Agrícola em Belo Jardim onde terminei em 1976. Ainda hoje, anualmente nos encontramos. – ambos em regime de internato- o mesmo modelo das EFAs, depois fiz Agronomia na Universidade Federal da Paraíba, na cidade de Areia.
Porisso da minha saudade quando visito uma Escola Família Agrícola. No final do ano passado, eu e a deputada Fátima Nunes participamos da formatura da turma de Técnicos Agropecuários da EFA de Monte Santo. Fiquei alegre com os formandos, 100% filhos e filhas de agricultores familiares. Que jovens empolgados e com um nível de politização acima da média. Também já estive em Riacho de Santana, em Rui Barbosa, em Sobradinho, em todas, a mesma turma de jovens alegres e muitos dedicados aos estudos.
Tenho interesse em desenvolver mais ações conjunta, SDR-EFAs, para produção de mudas frutíferas, produção de manivas, e outras ações que possam contribuir com o aprendizado destes jovens do campo.
Muitos estudantes das Escolas Famílias Agrícolas são beneficiários e filhos de beneficiários de programas da SDR como o Pró-Semiárido e Bahia Produtiva. Projetos que em si já são inspiradores. Mas todos são filhos de agricultores familiares.
Entendemos que podemos mais. Elaboramos o intercâmbio de conhecimentos das Escolas Famílias Agrícolas. Nessa etapa irão participar as EFAs de Monte Santo, Alagoinhas, Sobradinho e Antônio Gonçalves. Os alunos trabalham temas sobre educação ambiental, sistemas agroflorestais e produção agroecológica.
Inserir os alunos em projetos que abordem temas tão relevantes para o meio ambiente, ainda mais em alunos que vivem no campo, é uma maneira revolucionária de se construir uma educação que vá além das quatro paredes da sala de aula. Esse modelo interfere positivamente no cotidiano e aprendizado dos estudantes. Trabalhar atividades que construam modelos de conhecimentos sustentáveis é uma prática que deveria ser obrigatória nas escolas regulares.
A educação que muda o mundo nos ensina constantemente que os seres humanos e o meio ambiente precisam estar no centro das decisões importantes, essas são forças indissociáveis e precisam ser consagradas pela geração presente.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário