Em Irecê a produção de orgânicos segue em destaque!
Os números comprovam os caminhos que escolhemos para Bahia. Um Estado que tem dimensões da França se faz necessária ser a vanguarda no desenvolvimento rural.
O trabalho realizado no Território de Irecê, uma das potencias rurais da região, demonstra o quanto é importante desenvolver a agricultura familiar baseado em técnicas agroecológicas.
Conseguimos impulsionar um crescimento de 150% na produção orgânica, acompanhado da formação e beneficiamento de 1,8 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares. Vejam o depoimento do companheiro Silvio Teixeira: “Estou tendo ótimos resultados, com melhor qualidade e quantidade maior do que as propriedades que cultivam alimentos com o veneno dos agrotóxicos. Colocando em prática tudo o que aprendi no curso, utilizando biofertilizantes e adubação orgânica correta, consegui colher, há três meses, 18 toneladas de cenoura em menos de meio hectare. É possível ser melhor do que o convencional, como no meu caso, colocando em prática os conhecimentos adquiridos”.
O que me deixa feliz é perceber que os agricultores e agricultoras produzem alimentos saudáveis, ampliam a sua fonte de renda e despertam a capacidade de consciência para um mundo sustentável. Tamanha evolução me parece irreversível. Vamos trabalhar fortemente para que a Bahia inteira seja um grande celeiro de produção orgânica e comprometida com uma nova forma de pensar a nossa relação com os bens naturais e de consumo.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário