Em Jacobina, agricultores familiares ganham com a produção dos derivados de Babaçu!
A agricultura familiar baiana valoriza as riquezas naturais que a nossa vasta biodiversidade oferece. Em Jacobina, a Associação Comunitária dos Moradores e Agricultores de Cocho de Dentro tem explorado o babaçu e conseguido diversificar a produção dos seus derivados.
O governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, apoia essa iniciativa e firmamos convênio pra fortalecer a base produtiva, infraestrutura, agregação de valor, até a comercialização da produção, gerando renda e melhorando as condições de trabalho e a vida das 25 famílias agricultoras da comunidade. Com essas ações, vamos triplicar a produção, que atualmente gira em torno de 100 litros de óleo de babaçu, todos os meses; além da produção de sabonete, hidratante, farinha do mesocarpo e farelo para ração animal.
Segundo Reginaldo Santos de Jesus, presidente da associação, diz que “os novos investimentos representam um grande avanço para a nossa comunidade, até porque nós estamos adquirindo equipamentos que até então não tínhamos condições de ter. Estamos tentando manter os jovens na comunidade, através desses projetos e a geração de emprego, especialmente para as mulheres, que trabalham nessa área, mas, no geral, todos sairão ganhando com empregos diretos e indiretos”.
Para nós é uma felicidade poder contribuir com o desenvolvimento da comunidade Cocho de Dentro, que representa a essência da agricultura familiar, um projeto que une valorização das nossas riquezas naturais, sustentabilidade, associativismo, geração de emprego e renda.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário