Em Serra do Ramalho, a Comunidade Quilombola de Água Fria recebeu capacitação no manejo de galinhas caipiras!
Na Bahia, os Quilombolas têm o devido respeito e criamos condições necessárias para estas comunidades tradicionais desenvolverem os seus potenciais, com o intuito delas atingirem autonomia econômica de forma perene.
Em Serra do Ramalho, na Comunidade Quilombola de Água Fria, a Bahiater realizou capacitação no manejo de galinhas caipiras. O curso que tem carga horária de oito horas contou com aulas teóricas e práticas. Na oportunidade, foi realizada uma apresentação e demonstração de como fazer um planejamento da criação de galinhas caipiras, como construir o aviário, confeccionar bebedouros, comedouros e ninhos, utilizando materiais da propriedade.
A oficina também ensinou a diferença da criação no sistema caipira e o frango industrial. Outro momento importante do curso foi a produção de ração, que explora plantas existentes na região, como leucena, moringa, mandioca, algaroba e tantas outras, reduzindo os custos com ração.
O curso expandiu o olhar das participantes em relação à atividade da criação de galinhas caipiras, que contempla não apenas a questão da segurança alimentar e nutricional, mas também como alternativa de geração de trabalho e renda para as famílias da comunidade.
Luciene Pereira da Cruz, presidente da Associação da Comunidade Quilombola de Água Fria comentou o quanto esta oficina é de grande valia no manejo diário das galinhas caipiras: “Gostei de todas as técnicas, conteúdos e dicas sobre o manejo de galinha caipira. Ela falou com simplicidade e todos os que estavam participando compreenderam. Espero que possamos colocar em prática tudo de bom que nós aprendemos, nas questões do galinheiro, da forma como cuidar das galinhas e como vacinar. Muito bom. Só temos a agradecer em nome da associação”.
#BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário