Entreposto de mel é inaugurado em comunidade rural de Eunápolis
Evento teve a participação do secretário Josias Gomes, gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)
Apicultores de todo o Território Costa do Descobrimento agora contam com um entreposto de beneficiamento dos produtos de abelhas, na comunidade Fazenda Santa Cruz, município de Eunápolis. O empreendimento, inaugurado na quinta-feira (10) pelo Governo do Estado, será gerido pela Associação dos Apicultores de Eunápolis (Asoape) e deve aumentar o faturamento da organização produtiva em até 60%.
O entreposto de mel possui a capacidade de processamento de 1.600 quilos de mel em favo e 1.250 quilos de mel em balde por dia. No local, será processado não apenas o mel do município, mas de todo o território, que receberá matéria-prima, em favos ou em baldes, oriundas de outros estabelecimentos, para o fracionamento em potes, sachês e envase em baldes e tonéis.
O empreendimento está registrado no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e já pode comercializar em todo o Estado da Bahia. Também já está adequado para receber o Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI) para comercialização em nível nacional.
A ação é fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), e a Asoape, com execução financeira pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O secretário da SDR, Josias Gomes, participou da inauguração e destacou a importância do empreendimento. “Estamos dando um passo largo, no intuito de dar um destino a um produto final, aquilo que é um produto muito forte na agricultura familiar do Extremo Sul, para que haja agregação de valor. Desse modo, o retorno financeiro será maior. Com o entreposto, todo o território vai avançar. É um arranjo produtivo muito bem concebido. Um modelo ideal de desenvolvimento da agricultura familiar”, destacou o secretário Josias Gomes.
Foram investidos R$ 619,4 mil na construção do entreposto, kits de produção contendo caixas de mel, indumentárias e equipamentos de proteção individual, e uma motocicleta para fazer georreferenciamento nas áreas dos apicultores e outros serviços da associação. Serão beneficiadas diretamente 48 famílias do município de Eunápolis, além dos demais produtores do Território.
O presidente da Asoape, Rubens de Jesus Ribeiro, destaca que o faturamento da associação, que em 2020 foi de R$ 448 mil, deve aumentar em até 60%. “A produção dos últimos anos foi de 56 toneladas por ano e a expectativa em 2021 é de subir para 70 toneladas. A partir de agora, vamos comercializar nosso produto não só no mercado dos municípios, mas em toda a Costa do Descobrimento e toda a Bahia. Com isso, agregará valor ao nosso produto, pois nós poderemos ter mais uma forma de comercialização. Hoje, comercializamos com entrepostos de outros Estados e para atravessadores, que compram nosso mel para exportar”.
Deixe um comentário