“Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira.” – Carlos Drummond de Andrade
O Brasil, por seu gigantismo, pujança cultural e até mesmo por suas contradições estruturais e formação sociopolítica, revelou ao mundo escritores e escritoras memoráveis. Diante de tantos nomes geniais, neste Dia Nacional do Escritor, resolvi destacar a guerreira das palavras, Maria Carolina de Jesus, mulher negra e da favela que utilizou o poder da escrita para denunciar o Brasil faminto, governado por mais de 500 anos pela elite dominante.
O poder público e a sociedade têm o dever de formar novos escritores e leitores. É impossível compreendermos o Brasil brasileiro e suas inúmeras facetas sem uma literatura nacional que seja acessada pela maioria da população. Se cada arma se tornasse um livro, cada gabinete do ódio uma biblioteca, certamente evoluiríamos décadas em anos.
Ler bons escritores é permanecer no portal do conhecimento que dá vazão para enxergarmos o mundo por uma ótica muito mais humana, ética, solidária e crítica. O conhecimento nos encoraja a lutar por aquilo que faz bem à humanidade e às nações. É através do saber literário, filosófico e científico que derrubamos mitos, aprendemos que não existe espaço para o racismo, a misoginia, a fome e a brutal desigualdade social.
Devo muito do que sei aos livros. Mesmo sendo um homem de prática constante, onde aprendo diariamente com a cultura oral do nosso povo e vivências diárias com gente de todos os setores da sociedade, sem os livros, eu não teria uma bússola segura para seguir a minha luta por um Brasil dos brasileiros.
A maior herança que deixarei para os meus filhos é a minha biblioteca; ali sempre encontrarão os meus passos e terão uma rota segura para viver a vida em plenitude.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia,
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário