Estado compra alimentos de comunidades indígenas de Banzaê!
A Bahiater e a Secretaria Estadual da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) realizaram uma importante ação: adquiriram alimentos de comunidades indígenas do município de Banzaê.
A compra de alimentos foi realizada por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). As aldeias indígenas que produziram são das etnias Kiriri, Marcação e Cajazeira. Os índios venderam mamão, aipim, batata-doce, acerola, coentro, quiabo e banana. Outro ponto positivo dessa parceria de sucesso é que os produtos adquiridos serão direcionados a 60 famílias em situação de vulnerabilidade social, cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da sede do município, nas localidades de Salgado e Indígena.
Dilma Jesus Panta Leão, da Aldeia Indígena, aprovou a ação: ”Essa venda representa uma nova fonte de renda para a família, principalmente agora que, devido ao covid-19, as feiras livres estão suspensas ou com restrições, o que dificulta a comercialização”.
Valorizar os povos tradicionais também é um compromisso do governo estadual. A Bahia tem sido referência em ações que se interligam e beneficiam vários públicos.
Parabéns Bahiater e Secretaria Estadual da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que esse modelo vitorioso possa ser multiplicado em outras comunidades indígenas. E que os alimentos saudáveis beneficiem as famílias que mais precisam. Dessa maneira concluímos um ciclo virtuoso!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário