
Estou com Lula nesta frase que reafirma a nossa soberania nacional: ”No nosso quintal mandamos nós!”
A declaração de Donald Trump, por meio de sua porta-voz, de que não hesitará em usar o poder econômico e militar dos Estados Unidos para “proteger a liberdade de expressão no mundo” é uma afronta ao Brasil e à nossa soberania. Se Trump realmente tivesse compromisso com a liberdade de expressão, que começasse pelo quintal de seus aliados antidemocráticos.
Que dirija seu poderio contra a Arábia Saudita, onde jornalistas são silenciados com violência brutal. Que desafie o Egito e os Emirados Árabes, que encarceram opositores e censuram a imprensa. Que confronte a Turquia, campeã em prender jornalistas e a Hungria, onde Orbán sufoca a mídia independente. Que questione as Filipinas e a Polônia, que perseguem vozes críticas e manipulam seus sistemas de comunicação.
Se Trump quer posar de defensor da democracia, que tenha coragem de enfrentar seus parceiros que restringem a liberdade todos os dias. O Brasil não aceitará lições de quem não tem nada para nos ensinar, nem intimidações vindas de quem fecha os olhos para as violações praticadas por seus amigos de conveniência.
Os EUA acharam pouco as sanções econômicas e perseguições aos membros do Supremo Tribunal Federal para tentar chantagear a Justiça brasileira e nossa soberania nacional. Dobram a aposta e ameaçam militarmente o Brasil. Enquanto isso, Eduardo Bolsonaro segue impune, incitando uma potência estrangeira contra a própria nação. Até quando, Hugo Mota? É uma vergonha para um país ter um deputado federal tramando uma guerra diplomática e até ameaças militares para livrar sua organização criminosa da cadeia.
Eduardo Bolsonaro precisa ser cassado e preso! Por isso, de forma acertada, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, protocolou nesta terça-feira (9) um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja decretada a prisão preventiva do traidor da pátria, Eduardo Bolsonaro. A solicitação foi endereçada ao ministro Alexandre de Moraes, relator do Inquérito 4.995, que investiga o parlamentar e seu pai, Jair Bolsonaro, por coação e tentativa de obstrução da Justiça.
Mais do que nunca, o Brasil precisa se unir para defender nossa soberania nacional. Os EUA já perceberam que não serão capazes de derrotar nosso país economicamente e partem para o discurso bélico. Diante do histórico da extrema-direita no mundo, jamais devemos subestimar a ameaça de um presidente tirano que despreza a diplomacia e a democracia. Essa ameaça não é somente ao governo Lula ou ao STF, mas a todos os brasileiros, independentemente de preferência ideológica.
Aos alienados que ostentam bandeiras dos EUA e de Israel, notícia: vejam o que acontece na Palestina. A maioria das vítimas são civis, sobretudo mulheres e crianças. O mundo civilizado precisa se unir para deter Donald Trump e a extrema-direita, antes que o mal maior nos assombre. Não podemos conviver sob a constante ameaça de terrorismo de Estado.
Josias Gomes
Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário