Eu luto pelo fim da escala 6-1
A defesa do fim da escala 6×1 foi uma das prioridades do meu mandato, que, em convergência com a classe trabalhadora, o PT, nossa bancada e o governo Lula, decidiu colocar um ponto final nessa relação de trabalho que penaliza milhões de trabalhadores e suas famílias.
Nossa luta ganhou força, e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou, em 10 de dezembro, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que garante dois dias de descanso remunerado, preferencialmente aos sábados e domingos, além de reduzir progressivamente a jornada máxima de trabalho para 36 horas semanais. Os próximos passos são a aprovação da matéria no Senado e, depois, sua apreciação pela Câmara dos Deputados.
Vencer a primeira batalha não significa triunfar na guerra. A mobilização pelo fim da escala 6×1 é fundamental e precisa ser permanente para que possamos sair vitoriosos tanto no Senado quanto na Câmara. Essa é nossa maior potência em uma correlação de forças desproporcional no Congresso. A PEC que reduz a jornada sem prejuízo dos rendimentos dos trabalhadores é boa para todos e será reconhecida no futuro como um dos maiores avanços da legislação nacional.
2026 está logo ali. Tenho convicção de que vamos pôr um ponto final na jornada 6×1. Isso representará mais qualidade de vida e melhor aproveitamento do tempo para até 33,5 milhões de trabalhadores que hoje cumprem jornadas de 41 a 44 horas semanais. Chega! Devemos trabalhar para viver, não viver para trabalhar.
Josias Gomes
Deputado Federal (PT/Bahia)
Vice-líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário