Expo Belo Campo ofertou mais de 200 produtos da agricultura familiar
Os visitantes puderam adquirir produtos como beiju, biscoito, mel, queijo, café, ovos, galinha caipira, doces e cachaça, além de verduras, hortaliças e frutas
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, participou da 1ª Expo Belo Campo, que aconteceu no período de 31 de janeiro até o dia 02 de fevereiro. Mais de 200 produtos da agricultura familiar – produzidos em comunidades rurais dos municípios de Belo Campo e Tremedal (localizados no Território de Identidade Sudoeste Baiano) foram ofertados aos consumidores presentes no evento.
Os visitantes puderam degustar e adquirir produtos como beiju, biscoito, mel, queijo, café, ovos, galinha caipira, doces e cachaça, além de verduras, hortaliças e frutas.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou que a maior parte dos produtos expostos pela agricultura familiar são agroecológicos e orgânicos: “Ficamos felizes em ver esse progresso das comunidades e de ver que a Bahia está produzindo, cada dia mais, uma alimentação saudável”, afirma Josias Gomes.
O titular da SDR lembrou aos dirigentes dos municípios presentes, que estão abertas as inscrições para o Prêmio Prefeitura Parceira da Agricultura Familiar. “Vamos premiar as Prefeituras de municípios baianos que mais se empenharem no desenvolvimento de atividades, ações, projetos e programas locais de fortalecimento da agricultura familiar. Ganha a Prefeitura e, principalmente, o município”, completa o secretário.
Para o presidente da Central das Associações e representante dos agricultores familiares na exposição, João Pereira, essa foi a maior exposição que a maioria das comunidades já participaram na região. A comunidade de Novo Canto, onde Neto mora, foi contemplada com os editais Socioambiental e de Mandiocultura do Bahia Produtiva, projeto da SDR/CAR.
“Foi com esse investimento que aumentamos nossa criação de galinhas caipiras e produção ovos, que antes eram para o consumo. Agora vendemos na nossa comunidade e nas vizinhas, com venda direta para o consumidor, realizamos uma feira quinzenal em Belo Campo e estamos aqui hoje comercializando os ovos produzidos na nossa comunidade”.
O superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Ademilson da Rocha (Tiziu), visitou as barracas para conhecer os produtos e apontar os que estão aptos a receber o Selo da Agricultura Familiar: “Fico feliz em ver tantos produtos de qualidade. Estamos indicando alguns produtos, que com o selo terão, entre outros benefícios, os fiscais. Vamos aos 27 Territórios de Identidade para reforçar essa ação, que se consolida como uma ferramenta importante para a geração de renda no campo”, argumenta.
Deixe um comentário