Foi bom demais!
As visitas que faço aos empreendimentos das cooperativas da agricultura familiar são sempre muito prazerosas, mas ontem em Uauá na Coopercuc foi sensacional.
De cara, fiquei surpreso com a recepção, a turma sempre costuma nos receber com uns presentes e depois com jeitinho vão fazendo as solicitações disso e daquilo e daquilo mais que são sempre bem-vindas. Ontem foi diferente, cheguei lá o que me aguardava foi um lauto desayuno, como dizem os espanhóis. É minha gente, a agricultura familiar também está chic. Pensa numa recepção de lascar o cano!
Num papo descontraído, alegre mesmo, pude observar o quanto avançamos na cooperativa. No meio do coração do sertão, conseguimos desenvolver um trabalho que é um referencial nacional. E olhe que neste projeto não tivemos nenhum apoio federal depois do golpe.
Os técnicos de campo, agrônomo, médico veterinário, zootecnista, técnicos agropecuários, engenheira de alimentos me colocaram a par, tim-tim por tim-tim, o que vem fazendo no campo. E posso afirmar que é um trabalho de excelência que vai da base até os produtos finais.
E tem mais viu, tudo jovem, só o companheiro Miró, o véio da cabeça branca no meio da turma, mas com a empolgação de sempre. É véio de sangue sertanejo, que possui energia dobrada, ele é a prova de que a idade está na cabeça de cada um. Miró é pura juventude com a vantagem de ter larga experiência que inspira os demais companheiros (as).
Num dos momentos mais incríveis da visita, vi a veia aorta da Coopercuc pulsar, com os trabalhadores fazendo a engrenagem da fábrica funcionar através do processamento das frutas da caatinga em polpas, geleias, doces, e em breve, o laticínio, que processará o leite de cabra para produzir queijos maturados, de coalho, além dos iogurte também feitos com frutas da caatinga, bebidas lácteas e leite pasteurizado. Dá um orgulho danado ver a força do nosso cooperativismo produzindo nossas riquezas, irrigando sonhos e desenvolvendo toda uma região que carecia de políticas públicas desta dimensão.
São exemplos como o da Coopercuc que indicam o quanto faz bem investir na juventude rural. Parabéns, nobres damas e cavalheiros da agricultura familiar baiana.
PS: Vou fazer outra publicação com mais detalhes dos feitos daquela turma para vocês tomarem conhecimento. Bahia, terra da agricultura familiar🌱
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário