Foi bonita a festa do Assentamento Terra a Vista!
Ontem participei de um grande encontro, revi companheiros, reencontrei velhos militantes da luta social na região cacaueira.
Celebramos os sessenta anos de Joelson do Assentamento Terra a Vista. Foi bonita a festa, lá estavam quem fez história naquele assentamento e com o trabalho deles estão dando exemplo de preservação da mata atlântica, com produção de cacau orgânico, chocolate de primeira e muito mais.
O Assentamento Terra a Vista adotou desde o início práticas agroecológicas de manejo de silo e de plantas, tendo a educação como premissa basilar. O Assentamento Terra a Vista é o berço da Teia dos Povos e sob o comando do companheiro Joelson tem promovido transformação socioeconômica, resistindo e colaborando na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com atuação determinante das mulheres e da juventude.
Joelson é um exemplo de perseverança que tenho certeza que será sempre lembrado como um grande lutador pelas causas mais nobres. E o que dizer da sua militância na preservação do meio ambiente? Bem como a sua influência local na convivência entre a exploração econômica sustentável e da nossa maior riqueza regional: a Mata Atlântica.
Na oportunidade, estivemos juntos com Ferlu prefeito de Arataca e os seus secretários, de Alessandro, reitor da UESC, Nêgo Elder e vários outros vereadores, além de Everaldo Anunciação, ex-presidente do PT-BA, Jackson Moreira presidente da Biofabrica, e Edinei Mendonça presidente do PT Ilhéus, de Ninha presidente do PT de Itapebi e coordenadora estadual do MRC, e o ex-prefeito de Itaju, Ednaldo Martins.
Foi um domingo marcante. Ouvimos depoimentos emocionantes dos assentados sobre a luta pra conseguir a terra. Realmente, foi um momento ímpar!
Viva a luta da classe trabalhadora, maior riqueza deste país.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
*o texto teve a colaboração de Nego Elder.
Deixe um comentário