Formação técnica de jovens de Itiúba foi um sucesso!
Para que a juventude permaneça no campo é necessário criar as condições ideais que atendam as expectativas dos jovens. Na Bahia, devido a força da nossa agricultura familiar e políticas públicas assertivas, termos conseguido este objetivo e a participação destes atores têm sido uma constante nas comunidades rurais.
As ações não param de acontecer: em Itiúba, na comunidade Alto de São Gonçalo, por meio projeto Pró-Semiárido e da Central da Caatinga, realizamos capacitação sobre Boas Práticas de Fabricação, com o objetivo de assegurar que os frangos caipiras, produzidos pelo abatedouro gerenciado por eles, tenham condições de receber a certificação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e do e-SISBI, que é o sistema eletrônico disponibilizado para a gestão dos serviços oficiais de inspeção de produtos de origem animal, vegetal e insumos agropecuários dos estados.
A formação foi um sucesso. Para Nelson Santana, técnico em Desenvolvimento Agroindustrial do projeto Pró-Semiárido este momento foi de grande relevância para que o grupo possa dar um primeiro passo para acessar novos mercados. “Com esses investimentos que fizemos para o SIM e para o e-SISBI, nós vamos ampliar muito mais o mercado para eles, gerando renda e os incluindo no mercado”.
Empreender está na veia dos jovens, por isso, eles criaram a Cooperativa Agroindustrial de Produção e Comercialização Avícola da Agricultura familiar do Alto do São Gonçalo – COOPAVES. Com pessoa jurídica e acesso às certificações, os jovens poderão disponibilizar seu produto para venda regional no Território de Identidade Sisal e também em nível nacional.
Parabéns, juventude! A Bahia conta com a colaboração de vocês pra garantir soberania alimentar ao Estado, e por outro lado, temos o orgulho de que vocês possam se estabelecer no lugar onde nasceram, tendo as condições ideais de prosperar na vida.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário