Fortalecimento da apicultura nas Escolas de Famílias Agrícolas da Bahia!
A Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e as Escolas de Famílias Agrícolas da Bahia estão desenvolvendo um projeto que pode ser modelo para o Brasil. Trata-se do fortalecimento da apicultura e da meliponicultura nas unidades escolares desse porte.
As Escolas Agrícolas cumprem uma função socioeducacional importantíssima. Primeiro, porque os alunos unem teoria à prática e exercitam um modelo educacional consistente. Segundo, formamos novos jovens identificados com o trabalho do campo, já que o êxodo rural tem crescido entre o público jovem. Projetos que valorizem esse tipo de ação e explorem a riqueza natural igual à oportunizada pela apicultura e suas técnicas de aperfeiçoamento produtivo, realmente, têm todos os ingredientes do sucesso e contam com o nosso apoio.
O companheiro Tiago Pereira da Costa, diretor-presidente da Refaisa, ressalta as benfeitorias da ação: “O que temos percebido é que a juventude, sem oportunidade de trabalho e renda, com esses projetos proporcionados pelo governo do Estado passa a ter uma perspectiva para um trabalho técnico educativo importantíssimo, que assegura também o pilar da geração do trabalho e da renda e é esse o principal anseio das Escolas Famílias Agrícolas, que há 50 anos conseguem fazer, de forma tão bem feita, uma educação a partir da pedagogia da alternância e da educação contextualizada”.
Educação e desenvolvimento rural são duas fortalezas de crescimento do povo do campo. A Bahia inova e traz respostas práticas aos desafios que se apresentam. Parabéns a todos envolvidos nesse promissor projeto.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário