Fotos trágicas!
Os crimes ambientais ocorridos no desgoverno Bolsonaro tem chocado o mundo.
Em menos de um ano à frente do país que tem a maior riqueza ambiental do planeta, temos visto verdadeiras tragédias anunciadas.
Bolsonaro nomeou Ricardo Salles para a pasta do Meio Ambiente. É algo similar de colocar um lobo para cuidar de cordeiro.
Desde então, o MMA vem sendo desmontado. Os cortes de recursos financeiros e humanos cobram seu preço. O Brasil perece diante de crimes ambientais nas proporções de Brumadinho, queimadas na Amazônia, derramamento desenfreado de óleo por toda costa nordestina e , além disso, os povos indígenas sendo perseguidos e assassinados.
Tanta agressão a crimes ambientais e humanos não passam ilesos aos olhos do mundo.
A comunidade internacional promoveu uma exposição de fotos que denunciam as barbaridades do governo da morte.
A mostra acontece no espaço paralelo ao oficial da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019 (COP-25), que acontece em Madri (Espanha).
Duas fotos de Léo Malafaia foram levadas até Madri pelo instituto Arayara, 350.org e COESUS.
Léo é o autor de uma das fotos mais emblemáticas desse triste acontecimento – o garoto Ewerton Miguel dos Anjos, de apenas 13 anos. A fotografia capta a luta desesperada do menino para limpar o mar da praia de Itapuama, no Cabo de Santo Agostinho , em Pernambuco.
Ewerton tentava amezinar o estrago provocado pelo óleo no mar, o mesmo mar de onde a sua família tira o sustento. A foto também revela toda sua dor e o abandono do poder público federal frente a este crime ambiental. Segundo Léo Malafaia, em entrevista ao 350.org, o cenário era desolador, algo semelhante a uma cena de guerra.
Ele ainda afirmou: “De modo geral, o sentimento era de revolta. As pessoas não estavam com medo da contaminação e, acredito, naquele momento, não se pensava muito nisso. O desejo maior era o de limpar, ao menos, superficialmente o local onde muitos de nós pernambucanos crescemos. É a nossa história manchada de óleo e fomos nós, pernambucanos e nordestinos, que nos arriscamos e tentamos limpar a sujeira do mar, no braço”.
A exposição também traz obras dos fotógrafos Nacho Lemos e Melissa Teixeira, que denunciam os impactos dos combustíveis fósseis no planeta.
É inacreditável como um governo declara guerra ao seu próprio povo e país.
Temos que nos mobilizar juntamente com a comunidade internacional e barrar a destruição Bolsonarista.
O retrato atual é desolador!
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário