Gari, parabéns pelo seu dia!
Se existe uma profissão que merece todo nosso reconhecimento é a de gari. Eles (as) são responsáveis diretos pela limpeza das nossas ruas, praças e garantem o bem-estar nas cidades. Imaginem uma cidade do tamanho de Salvador como seria se ficasse um dia sem limpeza pública?
Você sabia como surgiu a profissão de gari? Tudo começou no Rio de Janeiro no ano de 1876 quando a cidade maravilhosa atravessava uma grave crise de saúde pública ocasionada pelo acúmulo do lixo. Foi então que o francês Pedro Aleixo Gary fundou a primeira empresa do segmento do país. Desde então, o sobrenome Gary foi abrasileirado para gari e estes profissionais passaram a ser referências na limpeza urbana.
Nesta data de hoje, além das justas homenagens, devemos atuar diariamente para que os (as) garis não sejam discriminados e também conquistem melhores salários e direitos. Infelizmente, a relação colonial de trabalhos ligados a limpeza, seja na esfera pública ou privada, historicamente, repetem comportamentos opressores contra estes trabalhadores. Precisamos dar um basta neste tipo de desumanidade.
Dou o meu abraço a estes companheiros e companheiras que faça chuva ou faça sol, cuidam da nossa cidade para que possamos viver num ambiente limpo e saudável. Muito obrigado por tudo. Nós te aplaudimos de pé.
-Foto Maria Aparecida, a Cida, gari de Marabá
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário