Governador e Josias Gomes participam do lançamento do edital “Conservação e uso sustentável da biodiversidade”
Ele tem a finalidade de promover o desenvolvimento econômico das 40 mil famílias que vivem em reservas ou unidades de conservação
O governador Rui Costa, o secretário Josias Gomes (SDR), e secretários de Estado, técnicos e dirigentes de órgãos públicos e de organizações da sociedade civil participaram do lançamento do edital Conservação e uso sustentável da biodiversidade.
“Mesmo dentro de todas as limitações orçamentárias e financeiras, assinamos um conjunto de ações para colocar a agenda do meio ambiente na ordem do dia, na Semana do Meio Ambiente. São ações de várias naturezas, com o objetivo de ajudar na preservação do meio ambiente”, afirmou o governador Rui Costa.
Josias Gomes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), destacou que o edital tem a finalidade de promover o desenvolvimento econômico das 40 mil famílias que vivem em reservas ou unidades de conservação, convivendo com ecossistemas espalhados em 14 territórios de identidade do Estado.
“A Bahia é sempre inovadora nessas iniciativas de produzir condições para que as famílias aumentem sua renda, preservem o meio ambiente e possam mostrar ao mundo e ao Brasil, que nós temos boas práticas para trabalhar essa temática tão importante para a humanidade. Por isso é motivo de orgulho para a equipe da CAR e toda a SDR, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente (Inema), pois produzimos as condições para que esse edital fosse lançado, de forma a atender essas demandas”, pondera Josias Gomes.
Durante o evento foi realizada a entrega simbólica de embalagens para o início da fabricação de polpas de maracujá da Caatinga à Valdirene Oliveira, representante da Cooperativa de agricultores familiares Ser do Sertão. Com 260 cooperados, a unidade agroindustrial da cooperativa produz 27 toneladas ao mês.
Também foram assinados nove documentos, entre decretos, acordos de cooperação e contratos. O conjunto de ações faz parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Governo do Estado.
Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no âmbito do projeto Bahia Produtiva, o edital, com recursos de R$ 22,5 milhões a serem distribuídos entre os 75 projetos socioambientais que deverão ser selecionados, prevê um conjunto de políticas públicas voltadas para a conservação e uso sustentável dos ecossistemas.
Também está associado à produção sustentável, valorizando a população tradicional e extrativista que vive nas unidades de conservação, gerando oportunidades socioeconômicas para as comunidades, com inclusão socioprodutiva e alternativas criativas e diversificadas de renda para agricultores familiares, extrativistas e outros povos e comunidades tradicionais.
Deixe um comentário