Governo assina termo de cooperação para projeto modelo de irrigação no município de Barra
Empreendimento vai integrar educação, agronegócios e desenvolvimento em escola técnica
O termo de cooperação para implantação de uma Fazenda Escola Modelo, para desenvolver técnicas agrícolas dentro do Colégio Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra, no médio São Francisco baiano, foi assinado pelo Governo do Estado na terça-feira (09). O projeto, que visa criar uma escola sustentável e referencial na formação agrotécnica e agroindustrial, vai integrar as secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Agricultura (Seagri), da Educação (SEC) e do Desenvolvimento Rural (SDR).
A área irrigada de 130 hectares será dividida para o plantio de cana-de-açúcar, capim, grãos como soja, milho, feijão, algodão e de grandes culturas de frutas, como uva, manga, banana e caju. Além do cultivo, haverá a parte agroindustrial, com unidades destinadas ao processamento frutífero, usina de açúcar e etanol e vinícola para produção de vinhos, sucos e espumantes.
“Hoje o estado da Bahia faz um gol de placa. Vamos implantar um projeto de irrigação numa região onde não tem praticamente nada irrigado. Queremos, com isso, em parceria com a Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob), dar meios práticos para melhor aprendizado dos alunos da escola técnica e da universidade, para que eles se profissionalizem. Além disso, os muitos empresários parceiros do projeto estão ajudando a viabilizar o desenvolvimento integrado desta importante região”, destaca o vice-governador João Leão, titular da SDE.
“É um projeto muito auspicioso para o ensino técnico-agrícola nesta que promete ser umas das regiões mais produtivas da agricultura baiana. Uma ação multidisciplinar como essa é uma importante alternativa de educação e de produção de conhecimento. Como já tem uma universidade federal aliada ao projeto, tem tudo para dar certo”, pontua Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural.
Para o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, a SDE conseguiu juntar órgãos de governo, educação e empresários em um mesmo propósito. “Para a gente que trabalha com educação, é fundamental que os estudantes consigam experimentar o aprendizado em um projeto com a diversidade que esse tem”, afirma.
Já o secretário Lucas Costa, da Seagri, declara que este é um dos mais ousados projetos do país, que fará uma grande difusão de tecnologia e dará um upgrade na região: “A agricultura sai ganhando com esse projeto e a união dessas quatro secretarias”.
A fazenda modelo, de acordo com a SDE, tem o propósito de contribuir com a formação prática dos estudantes de Barra e região, integrar as cadeias produtivas e promover o empreendedorismo de forma sustentável e por meio de manejos inovadores.
Fonte: SDE
Deixe um comentário