Governo do Estado na luta pela preservação da Caatinga!
Não existe desenvolvimento sem preservação dos nossos biomas, tão pouco a humanidade pode considerar qualquer avanço se a essência da evolução não estiver pautada na sustentabilidade. O Governo do Estado sabe disso e tem compromisso irrevogável com o meio ambiente.
Temos o exemplo da Caatinga, bioma que sofreu graves agressões ao longo do tempo e padeceu de intervenções estatais, com ações que visassem a sua preservação. Mas isto é coisa do passado. A SDR através do projeto Pró-Semiárido está investindo mais de R$ 2 milhões em ações junto às comunidades tradicionais de fundo de pasto de 13 municípios do semiárido baiano. A ideia é implementar atividades e tecnologias que assegurem o uso racional da água, da biomassa e da energia gerada a partir da lenha de mata nativa e, com isso, além de preservar a Caatinga, assegurar que as famílias agricultoras acessem renda sem prejudicar o meio ambiente.
A nossa agricultura familiar é parceira inseparável do modelo sustentável e para que esta aliança do bem prospere na região semiárida, faremos formação dos agricultores sobre o uso racional da Caatinga. E aqui está um dos pontos fores desta ação: estão sendo separadas e cercadas 20 áreas de 50 hectares cada para recuperação da mata nativa e introdução de mudas de espécies em extinção. Com este trabalho, nós preservamos a Caatinga e garantimos a biodiversidade do bioma. Uma outra ação importante para o recatingamento é a construção de pelo menos 270 fogões ecológicos, que segundo a própria agricultora Finelina Sousa Pereira, moradora da comunidade Lagoa do Garrote, “a minha vida mudou muito, está ótimo. Com a construção do fogão não tem fumaça e diminuí a quantidade de lenha”.
E não há como falar de preservação da Caatinga sem termos uma ação que preserve a preciosa água. Vamos democratizar a tecnologia que já está sendo implantada em algumas comunidades e que tem assegurado que as famílias tenham condição de manter seus quintais. Fazer a melhor gestão da água é a bioágua – um sistema de reuso de águas cinzas (águas utilizadas nas pias da cozinha e banheiro e do chuveiro).
O meio ambiente agradece! #BahiaMeuOrgulho
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário