Governo dos trabalhadores
Se existe uma conquista capaz de mudar a vida das pessoas, é retornar ao mercado de trabalho. Por isso, a pesquisa do IBGE traz novidades significativas: o total de pessoas que buscavam emprego há mais de 2 anos caiu 28,2% no 3º trimestre. O número de trabalhadores que procuravam emprego recuou de 2,575 milhões no terceiro trimestre de 2022 para 1,849 milhão no terceiro trimestre de 2023; o menor patamar para o período desde 2015.
Não restam dúvidas de que a boa nova está relacionada às políticas assertivas do governo Lula para aquecer a economia e gerar empregos. O Brasil foi o segundo país que mais atraiu investimentos estrangeiros. Mais de 14 mil obras foram retomadas ou iniciadas em todas as regiões, os ministérios garantem políticas públicas que alavancam o crescimento econômico. Programas como o Novo PAC, Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família injetam bilhões nos Estados e municípios. Temos ainda o Desenrola que devolveu milhões de pessoas ao mercado de crédito, além da valorização do salário mínimo.
“À medida que as atividades econômicas retornam, elas contribuem para aqueles que buscam trabalho, seja para quem procura há menos ou há mais tempo, como o desemprego de longo prazo”, disse a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, no jornal Valor Econômico.
É só o primeiro ano de governo, quando todas as bases da reconstrução nacional estiverem assentadas, e elas estão avançando em velocidade impressionante, tenho convicção de que o Brasil retornará à era do pleno emprego com melhores salários e mais renda para os trabalhadores e trabalhadoras. Somos o governo do trabalho!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário