Governo investe nas feiras livres!
O Governo da Bahia valoriza e investe em nossas feiras livres. Tanto que nos últimos cinco anos, a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), já investiu R$ 41,2 milhões na construção e reforma de 54 mercados municipais e mais R$ 9 milhões na aquisição de 12.260 barracas de feira livre padronizadas, que foram entregues a diversos municípios baianos, com padrões de segurança e higiene para a melhor comercialização de produtos.
Nesse momento de pandemia, redobramos os esforços. A campanha Viva a Feira tem intensificado os investimentos e criado mecanismos de proteção aos feirantes, agricultores e população. O projeto piloto teve como cidades-sedes Salvador, Jequié, Uruçuca, Itabuna, Ipiaú, Ilhéus, Buerarema, Coaraci, Itajuípe e Lauro de Freitas. Esses municípios foram prioridades justamente por conterem os maiores números de casos do covid-19. Portanto, as ações preventivas precisavam ser aceleradas.
Como medidas de prevenção, disponibilizamos barracas padronizadas organizadas em distâncias de segurança, máscaras, gorros, aventais, luvas e álcool em gel. Quem frequenta as feiras do interior, sabe da importância desse segmento para os municípios. Esses espaços são os supermercados da agricultura familiar.
A SDR tem recuperado e reconstruído mercados municipais e feiras de mais de 50 municípios e vamos continuar com essa ação para que a readequação das feiras torne cada vez mais um espaço agradável de comercialização da agricultura familiar. Aliado a isso, queremos adequar a nossa nova realidade, diante da pandemia, para que tanto o consumidor quanto o agricultor tenha condições sanitárias adequadas.
Viva a Feira Livre! Faça a sua parte, #FiqueemCasa e quando for a feira #UseMáscara, leve sempre seu álcool em gel e faça higienização de maneira constante. Vamos vencer esta guerra. As estruturas construídas seguem como patrimônio das nossas feiras por toda Bahia.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário