Governo Lula anuncia a criação de 100 novos Institutos Federais, 8 deles são na Bahia
A base da reconstrução nacional liderada pelo presidente Lula vem através da educação pública de excelência. O dia 12 de março de 2024 entra para história do Brasil, através do anúncio do presidente que estabelece a criação de 100 novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no Brasil. O investimento é de R$ 3,9 bi do Novo PAC e contempla ainda a consolidação de unidades existentes.
A Bahia será beneficiada com 8 IFs que vêm para somar os esforços dos governos Lula e Jerônimo em oferecer educação pública de qualidade em nosso Estado. Antes do início da cerimônia, encontrei com o Jerônimo, o vice Geraldinho, o secretário Caetano, o deputado Valmir Assunção, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a coordenadora de representação, Bete Costa, e o otimismo do time pode ser visto pelo tamanho do sorriso e felicidade de todos com esta iniciativa do governo Lula que vai transformar a educação da Bahia e do Brasil.
As cidades baianas contempladas com os novos Institutos Federais são: Santo Estevão, Ribeiro do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. É a revolução através da educação. Até 2002, o Brasil tinha 140 escolas técnicas. Nos Governos Lula e Dilma, houve a maior expansão da história da Rede Federal, que é formada pelos IFs; por dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), 22 Escolas Técnicas vinculadas às universidades, o Colégio Pedro II e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Entre os anos de 2005 e 2016, foram criados 422 campi, sendo 214 entre 2005 e 2010, além de 208 entre 2011 e 2016. Nesse período, também foram entregues ou incorporadas à Rede outras 92 unidades. Atualmente, são 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas; Com os novos 100 campi, a Rede Federal passa a contar com 782 unidades, sendo 702 campi de IFs.
Os 100 novos Institutos Federais têm a missão de, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, oportunizar uma formação humana integral a seus estudantes, que engloba cursos de qualificação profissional, técnicos e de graduação e pós-graduação. Os estudantes terão um leque de opções de como querem seguir o seu futuro, aliado à formação com o que há de mais avançado no ensino público.
Parabéns Presidente Lula, ministro da Educação, companheiro Camilo Santana e toda a equipe de governo. Provamos mais uma vez que os governos do PT são os que mais investem em educação pública de excelência. Faz o L!
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concordas, compartilha!
📌 Siga: Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário