Governo Lula coleciona vitórias contra a fome e insegurança alimentar
Depois de tirar 13 milhões de pessoas da fome no primeiro ano do governo Lula, comemoramos mais outra conquista fantástica: erradicamos a insegurança alimentar moderada ou grave de 20 milhões de brasileiros. Os dados são da recente pesquisa realizada pelo Instituto Fome Zero (IFZ).
Acabar com a fome é a prioridade número 1 do presidente Lula, e ele não mediu esforços em implantar políticas públicas e promover ações interministeriais para conseguir este objetivo, que até o momento supera as expectativas. Segundo a pesquisa, os principais fatores que contribuíram para tirar 20 milhões de pessoas da insegurança alimentar foram: aumento real do salário mínimo, recomposição do Bolsa Família e a redução dos preços dos alimentos.
A queda de 65 milhões para 45 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar se deu na comparação do quarto trimestre de 2022 e o mesmo período de 2023, conforme estudo do IFZ. O desafio ainda é grande, devido ao desgoverno do genocida que acabou e deteriorou diversas políticas públicas no país. No começo de março, durante a reunião de reativação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão extinto por Bolsonaro, Lula garantiu que vai acabar com a fome: “Nos nossos governos conseguimos criar um conjunto enorme de políticas públicas que fizeram com que as pessoas saíssem da fome. Nós vamos voltar a fazer isso”, afirmou Lula.
Vencemos uma vez a maior batalha do nosso país, que é a chaga da fome, e desta vez venceremos essa guerra em definitivo. Até o final do governo Lula, queremos bater no peito e afirmar: nenhum brasileiro dormiu de barriga vazia.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Vice-Líder do PT na Câmara
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram: https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook: https://www.facebook.com/Josiasgomespt
Deixe um comentário