Governo Lula vai priorizar os povos indígenas
A criação do Ministério dos Povos Indígenas foi um dos compromissos do governo Lula anunciado durante a campanha. Com esta ação, Lula começa a fazer justiça histórica aos povos originários, não haveria hipótese de erguer o Brasil do Futuro sem os fundadores da Pátria Mãe no centro do poder. Na COP 27, o presidente eleito fez questão de se reunir com lideranças de povos originários de todos os continentes.
Lula falou no Fórum Internacional dos Povos Sobre Mudança Climática, que reúne etnias de todo o mundo e ressaltou o importante papel que os indígenas terá em seu governo: “Assumir o compromisso de representar os povos indígenas é uma coisa para a qual eu não tenho tamanho. Mas eu tenho vontade. Eu tenho compromisso”, disse. “E, se eu puder, em algum encontro internacional, representarei vocês, levando as reivindicações de vocês”, prometeu.
O tema dos povos originários está diretamente ligado a questão climática, sustentável, eles são os principais guardiões das florestas. Mas ao criar o Ministério dos Povos indígenas, Lula vai além, ele demonstra todo o seu compromisso em viabilizar as políticas públicas destes companheiros e companheiras, dentre elas a demarcação de terras, o fomento das economias destes povos, o cuidado com a saúde, o combate a mortalidade infantil, o respeito às tradições milenares dos indígenas.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário