Grandes feitos dos agricultores familiares!
Quanto mais a agricultura familiar avança na Bahia maiores são os feitos que alcançamos.
Os exemplos positivos se multiplicam.
É o caso da Feira Agroecológica de Sento Sé, projeto criado pela Rede de Mulheres e que tem parceria com o Projeto Pró-Semiárido.
A Feira, que já virou tradição, acontece quinzenalmente e reúne o que há de melhor entre campo e cidade. Os produtores rurais realizam a feira no pátio da academia do idoso em Sento Sé. Ali, os moradores da zona urbana têm acesso a mais de 50 produtos orgânicos: frutas, hortaliças, legumes, verduras, mel, queijo, lanches, ovos, galinha de capoeira, dentre outros ítens. Além de artesanato e mudas de plantas ornamentais e medicinais.
A Feira Agroecológica tem relevância fundamental para as 12 comunidades rurais de Sento Sé.
Segundo a companheira Luciana Ferreira da Silva, uma das agricultoras que vende na feira, além dos produtos da sua propriedade, ela leva para vender o que é produzido por seus vizinhos que moram no assentamento Antônio Guilhermino: “Eu sempre trago bastante variedade de frutas e legumes. Eu gosto da luta e de participar! E este é um espaço que a gente está conquistando. Tanto para a cidade quanto para a gente, que somos moradores das comunidades, é importante”.
Fico feliz de poder ver essa integração entre zona rural e urbana, sobretudo, com iniciativas das mulheres. Sabemos que por muito tempo os homens dominaram os espaços rurais.
Ver as mulheres sendo protagonistas na Agricultura Familiar é motivo de grande alegria.
Parabéns, Sento Sé.
A Feira Agroecológica é uma realidade que veio para ficar.
As pessoas decidiram se alimentar com produtos saudáveis e que tem a garantia qualitativa da agricultura familiar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário