Gravíssimo! Bolsonaro conseguiu desmontar a alimentação escolar do Brasil
Todos sabem da grave crise alimentar que afeta milhões de brasileiros. Nestes tempos difíceis impostos por Bolsonaro, muitas vezes a única refeição de crianças e jovens é no período escolar. No entanto, até este direito o desgoverno ataca ao desmontar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Pasmem: desde 2017 o os recursos do PNAE não são atualizados. Atualmente, Bolsonaro repassa ínfimos R$ 0,36 por dia para cada aluno do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, governadores e prefeitos precisam fazer malabarismos para completar os recursos da merenda escolar dos estudantes. Bolsonaro ataca um programa reconhecido internacionalmente. Em 2005, a Agência das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) considerou que o programa é modelo no combate à fome e à desnutrição em países em desenvolvimento.
Em 2009 nós conseguimos aprovar uma lei onde garantimos que pelo menos 30% dos recursos do Pnae sejam usados para compras da agricultura familiar. Aqui está o X da questão, além de comprometer a alimentação de 40 milhões de estudantes, Bolsonaro ataca diretamente a agricultura familiar. A falta de reajustes nos valores das merendas compromete a compra dos alimentos juntos os pequenos produtores.
Os governos Lula deram certo justamente por essa capacidade de conectar programas que se complementam e todo mundo ganha. A partir de primeiro de janeiro o respeito e atenção à educação e agricultura familiar vão voltar.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia
Se concorda, compartilhe!
📌 Siga:
Instagram https://instagram.com/josiasgomes1312
Facebook https://www.facebook.com/josiasgomespt
Deixe um comentário