Grupos de mulheres são protagonistas na agricultura familiar baiana!
Quem não está ambientado com o universo rural sempre imagina os homens como protagonistas. Mas devo dizer que as mulheres não devem em nada ao público masculino. Na Bahia elas lideram cooperativas, associações, sindicatos rurais e são imprescindíveis nesse novo momento do rural baiano.
Vejam o exemplo do grupo produtivo de mulheres Sabores do Semiárido, localizado no município de Várzea Nova. Por meio da associação, elas produzem salgados deliciosos com marca própria. E não para por aí. Elas buscam constante evolução e realizam oficinas de maneira periódica.
A agricultora Ana Janete Barros destacou o quanto as oficinas serviram para que as mulheres pudessem visualizar melhor o quanto elas contribuem para suas famílias e comunidade. “Muitas de nós ainda não têm a consciência de que não somos obrigadas a nada e de que a mulher pode e deve ser o que ela quiser. Se colocar de igual para igual no trabalho e na vida familiar também”, concluiu.
Nas oficinas, as mulheres debatem temas que vão desde as potencialidades, e oportunidades do grupo até questões como o empoderamento feminino, autoestima e desafios comunitários. Temos muito orgulho dos grupos de mulheres na agricultura familiar. Eles provam diariamente que lugar de mulher é onde ela quiser.
Josias Gomes – Deputado Federal do PT/Bahia licenciado e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário