Herói popular!
Neste monumento temos dois heróis nacionais que ousaram enfrentar a Ditadura civil-militar perpetrada no Brasil a partir de 1964. Zequinha Barreto e nos seus ombros o Capitão e comandante revolucionário Carlos Lamarca.
O memorial foi construído em 2010, no Sertão Baiano da cidade de Ipupiara, onde exatamente em 17 de setembro de 1971 os militares assassinaram os revolucionários.
Carlos Lamarca era capitão do exército brasileiro e decidiu entrar para a luta armada em 1969. Conhecido por muitos companheiros com o Comandante Cid, da VPR – Vanguarda Popular Revolucionária.
Em trecho da sua carta, explica os motivos da sua retirada do Exército Fascista para ingressar e integrar a luta armada:
“Eu vim servir ao Exército pensando que o Exército estava servindo ao povo, mas quando o povo grita por seus direitos é reprimido. Aqui o Exército defende os monopólios, os latifundiários, a burguesia. O povo é sempre reprimido. Esse Exército é podre e eu não aguento mais…” — Carlos Lamarca.
Lamarca jamais morrerá e manterá vivo o verdadeiro sentido de ser patriota. O seu lema era “Ousa lutar, ousar vencer”!
Obrigado por tudo camarada, 48 anos de resistência.
Josias Gomes – Deputado Federal (licenciado) do PT/Bahia e atualmente titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Se concorda, compartilhe!
Deixe um comentário